5 regras da boa barba

A barba faz parte do visual do homem moderno. Porém, não basta apenas deixá-la crescer, é necessário tomar cuidados para deixá-la sempre com um aspecto bonito, limpa e arrumada. Seguir algumas regrinhas de rotina é fundamental para alcançar este objetivo.

1Defina um estilo

 

Existem diversos estilos de barba, como a barba média, por fazer, longa, cheia, mas nem todos vão combinar com o seu! Para escolher a ideal é indicado ter como base o formato do rosto. Isto ajuda a harmonizar a barba com os traços da face. Por exemplo, para quem tem um rosto mais arredondado, a que fica mais longa no queixo ajuda a afiná-lo. Outra opção para definir o estilo é combinar a barba com o corte de cabelo. Para fazer isto sem errar, é legal pedir a sugestão de um profissional experiente.

2.Apare a sua barba

Seja qual for o estilo escolhido, é muito importante para uma barba de respeito deixá-la sempre bem aparada. Quando os fios ficam desordenados, arrepiados demais, ou com aspecto danificado, isto tira a harmonia do visual. É preciso cuidar do desenho, deixá-la bem modelada, saber como removê-la e também evitar que os pelos encravem na pele, acarretando um problema de pseudofoliculite e seborreia.

3.Mantenha a higiene

 

Barbas pequenas ou grandes, não importa, a higiene é um item indispensável! A barba acumula ao longo do dia muitas impurezas, poluição, gordura, resto de bebidas e alimentos, devido a isso, é necessário lavá-la diariamente. Esqueça a água e o sabonete. Atualmente, existem produtos específicos próprios para a limpeza da barba, como shampoos e condicionadores e até mesmo óleos para o fortalecimento e hidratação dos fios.

4. Use os produtos certos

 

Além dos shampoos, óleos e condicionadores, também é legal adquirir uma loção pré-barba para amaciar os fios, balm de barba para acalmar a pele e evitar irritações, esfoliantes faciais para a estimular a renovação da pele, além de alguns óleos especiais (beard oil) e um produto que dê uniformidade à cor dos fios, fazendo a barba parecer mais cheia. Vá aos poucos, experimentando e montando seu kit de apoio.

 

5.Não esqueça o bigode

 

Assim como a barba, todos os cuidados mencionados acima valem para o bigode. Não adianta nada a barba estar perfeitinha, bem aparada, com o volume ideal e limpa, se o bigode está desarrumado, com fios brancos e bagunçando todo o look. E lembre-se: nada de bigode caindo na boca, ele também precisa ser aparado. Além disso, o desenho do bigode precisa combinar com o estilo da barba. Para quem fuma ou que possui muitos fios brancos, é fundamental usar produtos para ajudar na coloração.

Agora é só ser feliz com a sua barba!

 

Deixe um comentário